TBM Goiânia

 

O Templo Batista Maranata nasceu no dia 28 de novembro de 1993.

Em 1989, cursando o segundo ano de faculdade, nos Estados Unidos, o Pastor Rômulo W. Ribeiro sentiu o chamado de Deus para começar uma igreja Batista Independente na cidade de Goiânia, no estado de Goiás. Na época, ele não conseguia entender o porquê da escolha de Goiânia, mas ele não foi desobediente ao chamado do SENHOR.

Sem vínculo com qualquer igreja goiana, a família Ribeiro mudou-se para Goiânia no dia 01 de Novembro de 1993. Meses antes, eles haviam comprado uma modesta casa na Rua C-16, Qd. 18, Lt. 13, Vila Canaã com o dinheiro que pouparam depois de quatro anos de trabalho nos Estados Unidos. A casa serviu de igreja por um período de um ano.

O barracão era usado para os cultos e os cômodos da casa para a Escola Dominical das crianças. Em menos de três meses já havia cerca de trinta pessoas frequentando fielmente os cultos da igreja. A igreja oferecia duas atrações que faziam as pessoas voltar aos cultos e finalmente chegar ao compromisso cristão: a música e a pregação da Palavra de Deus.

Apesar de modesto, o barracão era palco de uma música sacra avivada e espiritual. Mantendo sempre uma linha conservadora, o Pastor Rômulo ensinava o povo a cantar com gozo e fervor. Ele ensinou uma variedade de hinos do cantor cristão e de corinhos. Dona Rachel tocava o piano no barracão como se estivesse tocando um recital. O Pastor Rômulo ensinava e pregava para dez pessoas como se ele estivesse pregando para mil pessoas. Dona Rachel passava horas na semana praticando os hinos e corinhos que iria tocar no próximo culto. O Pastor Rômulo empregava entre oito a doze horas de estudo e preparação numa única mensagem. A dinâmica dos cultos favoreceu o crescimento sólido e rápido do Templo Batista Maranata.

Um ano depois foi necessário alugar um prédio maior. A igreja já contava com setenta pessoas firmes e constantes. Foi na Avenida Lineu Machado, Qd. 105, Lt 05, Cidade Jardim, que nos reunimos por seis anos até a mudança para o nosso próprio prédio. Durante esse período, o Pastor Rômulo conseguiu levantar ofertas especiais das igrejas norte-americanas que possibilitaram a compra de dois terrenos por R$55.000,00. É necessário frisar que a igreja, apesar de pequena, conseguiu levantar 33% do total pago pelo terreno.

Em 1999, o Pastor Rômulo e sua família passaram quatro meses, nos Estados Unidos, levantando ofertas especiais para a construção do TBM. Nesse ínterim, o pastor também conseguiu uma oferta especial para a compra da casa localizada na Rua C-45, Lt. 12 em nome da Missão Batista Maranata.

No dia 15 de janeiro de 2000, iniciamos a construção do auditório com capacidade para 500 pessoas. O prédio foi inaugurado no dia 22 de novembro do mesmo ano. Mais uma vez é importante ressaltar que os irmãos do TBM conseguiram pagar sozinhos 33% do valor total da construção. O restante veio de igrejas missionárias que desejaram fazer parte desse ministério.

Desde que nasceu, o Templo Batista Maranata já conseguiu cinco proezas missionárias: A construção da segunda igreja, Templo Batista Ebenézer, a fundação do Instituto Bíblico Maranata (IBM); implantação do Templo Batista Maranata de Londrina; A fundação da Escola Cristã Jaime Rose e o Templo Batista Maranata de Aparecida de Goiânia.  Glória a Deus!

Foi para isso que o TBM nasceu: para produzir frutos e igrejas da mesma espécie.