O INCOMODADO QUE SE RETIRE

Categorias: Palavras do Pastor


o incomodado que se retireO incômodo com algo significa que existe um problema. E, a maneira do mundo resolver os seus problemas, muitas vezes é se retirar, ou como é dito: Os incomodados que se retirem.

Mas, o que a Bíblia nos diz? A primeira lição que aprendemos é com Jesus, que nos ensina que se alguém tiver um incômodo com alguém, ou se esse alguém está fazendo algo que está incomodando alguém, ele não pode simplesmente se retirar, mas deve ir até a pessoa e fazer de tudo para resolver o problema. Veja: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão” (Mateus 18:15).

O verbo “repreender” neste verso trás a ideia de mostrar em palavras o erro da pessoa, mas isto precisa ser feito com o espírito de mansidão, com o objetivo de ter êxito na conversa. A Bíblia diz: “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12:18). Jesus disse: “entre ti e ele só”, isto é, busque uma boa ocasião, ou, crie uma ocasião que seja favorável. O objetivo é ganhar o irmão novamente.

Caso for necessário, chame uma pessoa espiritual e madura suficiente para ajudar-lhe, e em último caso, clame à igreja para que lhe ajude a ganhar o irmão novamente.

Agora, a segunda lição que a Bíblia nos ensina é que existirão pessoas que irão se retirar e pessoas que irão ficar, veja: “Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós” (I João 2:19).

Aprendemos que “se retirar”, é uma atitude rebelde, uma oposição contra Deus e seus ensinamentos. Tal atitude também deixa claro que tal pessoa não é salva, ou que é dominada pela carne e não pelo Espírito Santo de Deus. Jesus disse: “… considera-o como um gentio e publicano” (Mateus 18:17).

Por outro lado, os que permanecem, não saem, pois fazem de tudo para o bom andamento da obra de Deus neste mundo de ganhar almas para Cristo e sempre ir atrás das ovelhas perdidas, empenharão suas energias para ganha-las e não para perdê-las.

O mundo ensina: Os incomodados com o problema, se quiserem que o problema suma, precisam se distanciar, ou se retirar. Deus ensina: Os incomodados com o problema, se quiserem que o problema suma, precisam procurar a pessoa que está lhes incomodando, isto é, se aproximarem, encurtando os laços da irmandade.

As suas escolhas diante dos seus problemas mostram quem você é.

Pastor Éverton de Castro

Autor: tbmaparecida