OS HERÓIS DA FÉ

Categorias: Palavras do Pastor

115

A Palavra de Deus separa um capítulo para falar de alguns homens e mulheres que se tornaram heróis, não por serem fortes, corajosos, mas por possuírem fé. Eles fizeram coisas que nenhum super-herói humano seria capaz de fazer, pois eles: “Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos” (Hebreus 12:33-34).

Estes heróis da fé não viveram em dias fáceis, pelo contrário, viveram em dias de injustiça, onde reinos cruéis estraçalhavam seus inimigos, onde a opressão dos mais fortes era demonstração de poder, e a morte pela espada era festejada, dias em que o fogo e as covas com leões eram um meio de castigo a todos os que desobedeciam as tiranias dos soberanos humanos. Eles viveram em dias que não podiam expressar sua fé publicamente e nem cultuar a Deus sem possíveis repressões.

Estes homens e mulheres, os heróis da fé, tiraram força da fraqueza, pois a sua fé estava firmada no Senhor e não nas suas próprias forças. Quanto mais fraco eles estavam, quando parecia que tudo estava perdido e que não tinha mais saída, mais forte era a fé deles. Paulo quando passou por momentos que suas forças já não existiam, e após clamar a Deus por um alívio, ele escutou de Deus: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza…” (II Coríntios 12:9a), Então ele disse: “De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” (II Coríntios 12:9b).

A fé não é medida por tamanho e sim por ter ou não ter. A fé não é alcançada pelas méritos deste mundo, mas pela palavra de Deus, veja: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). Ou você crê em Jesus como seu Salvador e Senhor, ou não crê. Não existe meio termo.

O povo do Novo Testamento tem um privilégio que o povo do Velho Testamento não teve, nós temos a Palavra de Deus para que possamos ouvir e crer pela fé em Jesus Cristo.

Os problemas, as lutas, as dificuldades, as opressões, os perigos de morte, a fome, a nudez e as tentações não foram capazes de desviar o alvo dos heróis da fé de serem fiéis a Deus em todas as áreas de suas vidas.

Deus não mudou, a palavra de Deus é a mesma, mas será que há ainda heróis da fé em nossos dias? Homens e mulheres que estejam dispostos a entregarem as suas vidas incondicionalmente para servir a Deus? Que eu e você possamos dizer: Eu serei este herói da fé nos nossos dias.

Pastor Éverton de Castro

Autor: tbmaparecida